: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :   CRÔNICAS    : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :
 

  Uma Expressiva Mensagem
 

Porém, antes dele ir embora, ouvi-o dizer de forma cordial: "Boa noite para todos e,
acima de tudo, um feliz Natal !"
( Clement Moore, "A visit from St.Nicholas")

 

    Formado por juízes e advogados, o famoso Tribunal de Revisão Histórica e Apelos, da cidade norte-americana de San Francisco, reúne-se periodicamente para apreciar destacadas figuras históricas ou lendárias.
    Há algum tempo, essa tradicional instituição jurídica pronunciou-se sobre um personagem conhecido do mundo inteiro, mas que tem sido negado sistematicamente pelos céticos e desiludidos!

    Dessa feita, a questão suscitada nessa Corte girou em torno da existência do popular e fraterno símbolo da época natalina: Papai Nöel.
    Após ouvir atentamente os argumentos apresentados pelos advogados da defesa e as veementes objeções do promotor, o juiz George T.Chopella, sob os olhares de cerca de 150 pessoas, bateu solenemente o martelo, proferindo o seguinte veredicto:
   
"Todos acreditam em Papai Noël por algum tempo. Alguns acreditam nele por mais tempo; mas ninguém crê na existência desse generoso herói da nossa infância o tempo todo; porém, enquanto houver amor e generosidade, ele existirá, servindo de exemplo para todos !"

    Agora, em meio aos seus imensos afazeres e preocupações, esse "Bonhomme" encontrou tempo para uma rápida visita, deixando-nos o sugestivo flagrante que ilustra esta notícia, acompanhado da seguinte cativante mensagem aos enxadristas de todos os rincões e latitudes:

   "Que a magia dos trebelhos proporcione a todos momentos de grande alegria e satisfação no decorrer do próximo ano".

  Poligrafia do Cavalo

   Como o Natal está próximo e, em breve, teremos o início de um novo Milênio, o clima atual é festivo, de universal confraternização e eterna esperança de dias melhores.
    Dentro desse espírito fraterno, achamos apropriado procurar estabelecer um maior contato com os nossos freqüentadores.
    Para isso, recorremos a um curioso enigma, denominado
"Poligrafia do Cavalo" que consiste em utilizar o salto dessa peça, começando por uma letra já previamente assinalada e daí partindo para percorrer as 63 casas restantes, em saltos consecutivos, sem repetição ou omissão de casas.
     No diagrama abaixo, o leitor verificará que o começo desse enigma é a letra B que está destacada em negrito na casa
"c3"; no final do percurso do cavalo, deverá aparecer uma mensagem alusiva a essa época.

   As soluções deverão ser enviadas até o dia 31 de dezembro de 2000 para o seguinte e-mail: mroca@uol.com.br
   Oportunamente todos os nomes dos concorrentes serão divulgados e, entre os acertadores, sortearemos três exemplares do livro "No Mundo dos Trebelhos".
 

 

HOME :: PERFIL :: ATUALIDADES :: COLUNAS :: TEORIA :: COMPUTAÇÃO :: XADREZ JUVENIL :: XADREZ FEMININO :: LINKS :: CONTATO