: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :   CRÔNICAS    : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :
 

  A POLIGRAFIA DO CAVALO
 

 

 

    Para este cronista foi motivo de agradável surpresa o interesse despertado junto aos nossos leitores pela poligrafia do cavalo.De lés a lés, isto é, desde as mais próximas localidades como Fortaleza e Teresina até as mais distantes como Coimbra e Budapeste se fizeram presentes, enviando a solução do enigma, acompanhada de amáveis votos de felicidade.

     Acertaram também – embora sem identificação do titular, não obstante solicitado – os e-mails a seguir mencionados:
amarildo110@bol.com.br; cheriato@bol.com.br; gbop@terra.com.br; hmach@bol.com.br; liev@zipmail.com.br; e tisa2000@bol.com.br

      Com exceção dos solucionistas Francisco Garcez Leme, Jussara Chaves Leme e Joara Chaves que, por vínculos com o site BC Café, deixarão de participar do sorteio – todos os demais citados estarão na lista dos candidatos ao livro "No Mundo dos Trebelhos". Assim, no sábado, dia 20 de janeiro, uma comissão de notáveis do xadrez cearense, composta pelos srs. José Murilo Martins, Manuel Augusto Soares, Samuel Abranques, Izidro Paracampos, Gladstone Saboya Amorim, Carlos Alberto Ferreira e Aldenor Abrantes – irá proceder ao sorteio dos três ganhadores do prêmio acima mencionado. Na próxima crônica, divulgaremos os seus nomes.
 

REI MORTO, REI POSTO!

    Desde 1993, quando entraram em rota de colisão o filipino Florêncio Campomanes – então presidente da FIDE – e o azerbeidjano Garry Kaspárov – na época campeão mundial – houve uma cisão no universo enxadrístico, culminando no final de 2000, com a queda do trono de Kaspárov e a ascensão ao topo de dois expoentes da nova geração: o indiano Viswanathan Anand, de 31 anos, e o russo Vladimir Krámnik, de 25 – ambos citados como campeão do mundo: um oficial e o outro oficioso!

    Com a perda de liderança há algum tempo de Campomanes e, agora, de Kaspárov – principais causadores de toda essa cisão – a comunidade enxadrística aguarda com ansiedade o término de toda essa situação anômala, com o retorno à normalidade, quando voltaríamos a ter um único campeão, com a paz novamente nos domínios de Caissa, com um só rebanho e um só pastor!

    De resto, Anand logo após ser proclamado vencedor do match com Shírov, declarou ser favorável à realização de um duelo de reunificação com Krámnik, desde que seja respeitado o prazo de um ano de seu reinado, determinado pela FIDE! Para ele, o estranhável é que essa entidade já está promovendo gestões no sentido de antecipar para julho de 2001 mencionado encontro, ou seja, deixando de cumprir o interregno que ele próprio estabeleceu!

Como se verifica, nem tudo o que acontece de ruim no mundo do xadrez pode ser imputado a Garry Kaspárov!

 

HOME :: PERFIL :: ATUALIDADES :: COLUNAS :: TEORIA :: COMPUTAÇÃO :: XADREZ JUVENIL :: XADREZ FEMININO :: LINKS :: CONTATO