: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :   CRÔNICAS    : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :
 

    Kasparov x Deep Junior
 

O melhor jogador do mundo enfrenta sérias dificuldades para vencer
um simples soft

 

 

A - Brancas jogam e ganham



B - Mate em 3 lances

 

 A cada ano, evidencia-se mais e mais o avassalador avanço tecnológico desses diabólicos softs que outrora, com sardônica e descuidosa complacência, olhávamos apenas como incipientes programinhas de jogar xadrez.

     Se antes fora necessário a força bruta do Deep Blue, estrovenga monstruosa capaz de calcular 200 milhões de lances por segundo, para derrotar Kasparov, hoje um simples e comercial disco de CD é capaz de fazê-lo.

Em Nova York, com o patrocínio da X3D Tecnologies Corporation, que adiantou um cachê de 500 mil dólares pela participação do “melhor jogador do mundo nos últimos 18 anos”, além de uma bolsa (60/40) de mais 500 mil dólares, realizou-se (26 jan-07 fev) um match em 6 partidas entre Garry Kasparov e o Deep Junior, atual campeão mundial dos programas de xadrez.
 

     Com um ritmo oficial de jogo, 2h para 40 lances seguidas de 1h para mais 20 lances e 30m a finish, esse match acusava um notável equilíbrio que até a quinta partida se traduzia num empate em 2.5 pontos, com uma vitória para cada duelista e três empates.

    Na vitória de Kasparov, seu adversário simplesmente “suicidou-se” sem nenhuma explicação plausível, um bilhetinho sequer. Segundo os irreverentes, o soft estava “nervoso” ante a angustiante pressão da estréia...

G. Kasparov (2845) x (0000) Deep Júnior (1ª partida, Man-Machine, NY/USA, 26.01.2003 - Semi-Eslava, D 45)
1 d4 d5 2 c4 c6 3 Cc3 Cf6 4 e3 e6 5 Cf3 Cbd7 6 Dc2 Bd6 7 g4 dxc4 8 Bxc4 b6 9 e4 e5 10 g5 Ch5 11 Be3 0-0 12 0-0-0 Dc7 13 d5 b5 14 dxc6 bxc4 15 Cb5 Dxc6 16 Cxd6 Bb7 17 Dc3 Tae8?? 18 Cxe8 Txe8 19 The1 Db5 20 Cd2 Tc8 21 Rb1! Cf8 22 Ra1! Cg6 23 Tc1 Ba6 24 b3 cxb3 25 Dxb3 Ta8 26 Dxb5 Bxb5 27 Tc7, 1-0.

     Na vitória do Deep Junior, foi a vez de Kasparov “suicidar-se”, ao se lançar num ataque frenético e duvidoso a lhe requerer uma precisão absoluta, que é exatamente o principal apanágio das máquinas calculadoras - essas engrenagens que, infalíveis e frias, servem também para contar dinheiro, sem saber sequer para que é que o dinheiro serve.

G. Kasparov x Deep Junior (3ª p. Man-Machine, NY, 30.01.2003 - Semi-Eslava, D 45)
1 d4 d5 2 c4 c6 3 Cc3 Cf6 4 e3 e6 5 Cf3 Cbd7 6 Dc2 b6 7 cxd5 exd5 8 Bd3 Be7 9 Bd2
Gazza pensou 20m nesse lance simples e bom, planejando o 0-0-0 e um ataque à baioneta (g4) sobre a ala do rei.

 9...0-0 10 g4 Cxg4!? 11 Tg1! Cdf6 12 h3 Ch6 13 e4! dxe4 14 Bxh6 exd3 15 Txg7+
15 Bxg7 Cg4!

15...Rh8 16 Dxd3 Tg8 17 Txg8+ Cxg8 18 Bf4 f6 19 0-0-0 Bd6! 20 De3 Bxf4 21 Dxf4 Bxh3 22 Tg1 Db8! 23 De3 Dd6 24 Ch4 Be6 25 Th1 Td8 26 Cg6+ Rg7 27 Cf4 Bf5 28 Cce2 Ce7 29 Cg3 Rh8 30 Cxf5 Cxf5 31 De4 Dd7! 32 Th5?
A embriaguez do ataque não permite que o jogador admita seu esvaziamento e se conforme com o empate: 32 Cg6+ Rg7 33 Cf4 Rh8; apurado no tempo, Kasparov omite um detalhe tático fatal, que a máquina detecta com facilidade.

32...Cxd4! 33 Cg6+?
Era forçado 33 Th1, com remotas chances de sobrevivência.

33...Rg8 34 Ce7+ Rf8 35 Cd5
Aí está, somente agora o apurado Kasparov percebeu que um pouco antes de executar seu adversário com 35 Txh7, seria ele o executado com 35...Cb3+! 36 Rc2 Ca1+ 37 Rc3 Dd2+ 38 Rc4 b5+ 39 Rc5 Dd6#.

35…Dg7! 36 Dxd4 Txd5!, 0-1.
Nem o peão de d5 podia ser recuperado: 37 Txd5 Txd5 38 Dxd5? Dg5+!, ganhando.

     Na 5ª partida, o Deep Junior (pretas) forçou um empate vistoso e elementar que lhe permitia jogar com brancas a última e decisiva partida.

G. Kasparov x Deep Junior (5ª p. 05.02.2003 - Nimzowitch, E 48)
1 d4 Cf6 2 c4 e6 3 Cc3 Bb4 4 e3 0-0 5 Bd3 d5 6 cxd5 exd5 7 Ce2 Te8 8 0-0 Bd6 9 a3 c6!? 10 Dc2? Bxh2+! 11 Rxh2 Cg4+ 12 Rg3 Dg5 13 f4 Dh5 14 Bd2 Dh2+ 15 Rf3 Dh4 16 Bxh7+ Rh8 17 Cg3 Ch2+ 18 Rf2 Cg4+ 19 Rf3 Ch2+, ½-½.


Soluções
676 A (V. e M. Platov, Sydsvenska Dag. Snällposten, 1912 - MH) 1 Dd4+ Ra3 (1…Ra5 2 Dd8+ Rb5 3 Df8+! Ra5 4 f7+-) 2 Da1+ Rb4 3 f7!! Dxa1 4 f8=D+! Ra5 5 Dd8+ Rb4 6 Dd6+! Ra5 7 b4+ Ra4 8 Dxa6++-.
B (P. Williams, 777 Chess Miniatures, 1908) 1 Db7! Rxe2 2 Tc2+ Rf1 3 Dh1#; 1…Rxc4 2 Tc2+ Rd3 3 Dh7#.

 
 

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